Estilo Provençal

Provence é uma região situada no sul da França, cercada de campos, montanhas e paisagens iluminadas pelo sol, que serviram de inspiração a vários artistas e que por sua vez deu origem, no sec. XVIII, a esse estilo bastante simples para a época e também muito romântico.
O estilo surgiu devido à falta de condições financeiras de alguns artesãos para usar madeiras nobres no fabrico dos móveis. para colmatar esta dificuldade criaram uma mistura à base de gesso e cola chamada gessocré que disfarçava os defeitos e veios da madeira de qualidade inferior. Com o tempo essa massa desgastava-se e dava aos móveis aquela aparência da pátina que tão bem conhecemos hoje em dia.
Aliado a estampas delicadas e floridas geralmente em azul, verde e rosa, listas e cenas rurais chamadas de toile de jouy, o estilo Provençal caiu nas graças de Maria Antonieta que mandou construir nos jardins de Versalhes uma pequena Vila toda decorada deste modo, fazendo o estilo ganhar status e se perpetuar sobre o tempo.
Com o desejo de resgatar um clima romântico e aconchegante, o estilo descontraído e simples de Provença veio de encontro a vida agitada dos grandes centros. Mesmo sendo tão simples, o estilo provençal mantém a sofisticação que algumas pessoas exigem para os seus ambientes.
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

imagens retiradas do google images
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Recrie

Remodelar móveis IKEA

Como fazer saquinhos de alfazema perfumados para os armários