Substituir um azulejo danificado

Os acabamentos com azulejos são muito bonitos e decorativos. Contudo, apesar de ser um material bastante durável, também necessita por vezes de alguma manutenção e de reparação para que conserve o seu aspecto original.
Por isso, se tem na sua casa azulejos danificados ou até partidos, saiba qual é a melhor forma e técnica para os conseguir substituir facilmente e de modo rápido.
 

Substituição de azulejos danificados

1 - Em primeiro lugar, coloque óculos protetores para proteger os seus olhos. De seguida, vai precisar de conseguir soltar o azulejo danificado da parede.
Soltar a aderência do azulejo à parede é fácil, apenas aconselhamos que use um berbequim para fazer alguns pequenos buracos espaçados (como se pode ver pela imagem abaixo), quebrando deste modo a sua superfície.



2 - O passo seguinte pode fazer alguma sujidade e pó, pelo que aconselhamos que coloque alguma proteção sobre o chão ou elementos decorativos que não queira ver sujos. Mantenha os óculos protetores e coloque também uma luvas para proteger as mãos.
Pegue num escopro e num martelo. Comece a lascar fragmentos do azulejo, mas sempre com cuidado e alguma precisão, uma vez que não é aconselhável que danifique também os azulejos adjacentes. Veja na próxima imagem como fazer.



3 - Agora que já tem uma superfície limpa é altura de substituir por um azulejo novo e intacto. Espalhe um pouco de cola nas costas do novo azulejo e cole-o no sítio. Certifique-se que este fica bem alinhado com os azulejos adjacentes e que no caso de conter padrão ou desenho, que este fica corretamente colocado.



4 - Para finalizar, prenda o azulejo com espaçadores e uma ripa de madeira (opcional) para certificar-se que o novo azulejo está perfeitamente alinhado com os restantes. De seguida, coloque um pouco de argamassa nas juntas e pode polir.



Nota importante: Sempre que possível guarde as sobras dos azulejos para fins de substituição. Tentar encontrar um azulejo exatamente igual ao que comprou alguns anos mais tarde é uma tarefa muito completa, senão quase impossível. Até no caso de azulejos de cores mais simples, como o branco por exemplo, os tons podem variar de lote para lote.
Os azulejos partidos também podem ser úteis para fazer de mosaico, por exemplo. Aproveite pedaços de azulejos danificados para criar motivos originais e coloridos. Como alternativa, molde os fragmentos com um turquês e fixe-os ao rebordo dos vasos de plantas para obter uma decoração extra.

Via

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Querido, mais uma maravilha!

Ana Antunes