Como restaurar móveis de madeira

Como Restaurar Móveis de Madeira





Nem sempre temos dinheiro suficiente para comprar móveis novos, mas estamos sempre a pensar numa forma de renovar o ambiente. Nada é mais criativo e original do que restaurar os seus próprios móveis! Principalmente os móveis de madeira, que com alguns cuidados, podem ficar com outra cara. Com o mesmo passo-a-passo você pode restaurar seu guarda-roupa, cama, estante, escrivaninha, basta ter vontade de mudar e seguir o tutorial para tudo ficar como você espera.
Instruções


O que você precisará


  • Pano
  • Água
  • Jornais velhos
  • Lixa
  • Pincel pequeno e largo
  • Verniz brilhante incolor
  • Pincel médio de cerdas finas
  1. Escolha aquele móvel que já está bem usado, meio descascado e com cara de ultrapassado. Se você sem querer estragar, não vai ser um prejuízo tão grande.
  2. Limpe-o com um pano e água. Tire todo o pó, teias de aranha e sujeiras dos pés que normalmente se juntam com o tempo.
  3. Forre todo o chão com jornais velhos, aos lados e em baixo do móvel. Vai evitar que a tinta manche seu chão, e te dar-te-á mais liberdade para usá-la sem medo de derrubar algumas gotas.
  4. Coloque o móvel em um local que você consiga se abaixar para pintar as partes mais difíceis, e que consiga virá-lo se necessário. Longe de paredes, para não espirrar tinta, e longe de outros móveis. Se não for possível, cubra os outros móveis com lençóis velhos ou lona.
  5. Lixe o móvel até deixá-lo áspero. Dessa forma, a tinta pegará aderência e demorará mais para descascar novamente. Após lixar, limpe-o com um pano húmido em água.
  6. Com o pincel largo e pequeno, pinte as áreas que estão na horizontal, e deixe secar. Depois que já estiver sem muito brilho, com aspecto seco, vire o móvel para pintar suas outras partes. Faça com que todas as partes fiquem na horizontal, isso evita que a tinta escorra e forme gotas grandes de tinta na madeira.
  7. Dê outra demão, até cobrir todas as falhas. Pinte quantas vezes achar necessário, porém, tome cuidado com as áreas com excesso de tinta: elas podem demorar muito para secar, e estufar a pintura depois de seco.
  8. Depois de completamente seco, passe o verniz com um pincel médio de cerdas finas. Ele possibilita maior movimento, para pegar todos os detalhes do móvel. Siga a mesma orientação de virar o móvel na horizontal, para evitar gotas de verniz pela madeira.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Remodelar móveis IKEA

Recrie

Como fazer saquinhos de alfazema perfumados para os armários