Estilo de Decoração Kitsch

O estilo de decoração kitsch é uma das estéticas mais originais que surgiram nestes últimos tempos.

Actualmente, a moda kitsch encontra-se no seu maior esplendor. No estilo kitsch, as formas e as cores adquirem grande importância.
Utilizam-se elementos anti-estéticos e berrantes, misturam-se diferentes texturas e materiais assim como padrões ou objectos estampados, modernos e antigos.
Ainda dentro deste estilo usam-se objectos completamente fora do contexto, como por exemplo, elementos da cozinha na sala de estar.


O kitsch relaciona-se com os valores da cultura urbana, rejeitando o oficial ou o tradicional. Os seus objectos são estridentes e coloridos e destacam-se pela sua originalidade. As formas são muito diferenciadas e os acessórios disparatados.
Cadeiras ou sofás de formas raras, candeeiros estranhos, adornos chamativos...
O estilo kitsch baseia-se no exagero de objectos, nos contrastes e na desadequação.



A qualquer momento podemos adicionar a este estilo o gosto por elementos retro e utilizar cartoons ou personagens de bandas desenhadas, elementos de séries de televisão dos anos 70, estofos com imitação de pele de leopardo, entre outros.
Os acessórios ornamentais kitsch podem ser encontrados nas lojas dos chineses e podem ser elefantes de cor lilás, flores fluorescentes, imagens e estatuetas de virgens e santos...

As cores predominantes são o vermelho, o rosa, o lilás e o violeta. Os materiais utilizados são muitos e vão desde o plástico, às peles sintéticas, passando pelo papel, pelo vidro e cristal. Em especial, escolhem-se materiais que pareçam imitar outros mais caros, como por exemplo colocar cerâmica para simular o mármore e o zinco que pretende ser bronze.


Alguns objectos kitsch



Os tamanhos dos objectos representados não é tido em conta na decoração e, com efeito existe até a tendência para os distorcer em função da decoração, misturando o mais possível.
Esta é uma apresentação muito sucinta acerca deste estilo kitsch, que podemos referir com a estética do mau gosto e da anti-decoração, por excelência.

Para muitas pessoas este estilo de decoração kitsch resulta muito atractivo e consideram-no uma forma de estética muito válida. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lilás

Querido, mais uma maravilha!